Dicas

/

Dicas

formacao-pedagogica-matematica
Formação pedagógica matemática

Transforme sua maneira de ensinar e aprenda técnicas inovadoras de matemática com a formação pedagógica. Torne-se um professor excepcional. Leia agora!

Formação pedagógica matemática: conheça mais sobre 

Se você está pensando em ampliar sua atuação profissional, saiba que optar pela formação pedagógica em matemática é um excelente caminho. 

Pois, não importa sua formação anterior, seja bacharel, tecnólogo ou mesmo licenciatura em outra disciplina. 

Além disso, é possível fazer o curso na modalidade EAD , ou seja, você terá uma formação em menos tempo e com total comodidade. 

O professor habilitado em matemática pode atuar no ensino fundamental II, ensino médio, EJA, formação profissional e cursos técnicos. 

Portanto, se você está buscando ampliar sua atuação no mercado, não perca mais tempo, continue a leitura desse artigo para entender um pouco mais sobre como se tornar um professor de matemática. 

Formação pedagógica em matemática: quem pode fazer?

Uma das perguntas mais frequentes entre os profissionais que desejam ampliar sua atuação no segmento educacional é sobre quem pode optar pela formação pedagógica em matemática. 

Esse curso é destinado para quem já possui uma formação de nível superior bacharel ou tecnólogo e que desejam atuar como professores. 

Ademais, os profissionais que na primeira formação optam pela matemática ou mesmo engenharia, tecnólogo em finanças e outras áreas também optam pela formação pedagógica em matemática. 

Uma área de estudos que também permite esse tipo de formação é a física, ou seja, os profissionais formados nessa disciplina podem ser também professores de matemática. 

Os profissionais formados em  cursos superiores com menor duração, como os tecnólogos também podem se tornar brilhantes professores de matemática. 

Desde que as áreas de formação estejam relacionadas. Alguns exemplos são: tecnologia da informação, gestão financeira e logística. 

No entanto, a exigência para que ele tenha o curso de formação pedagógica em matemática,  se deve ao fato da necessidade de se preparar para atuar como professor. 

Os cursos de bacharelado e tecnólogo são formações muito valiosas, mas que preparam o profissional para atuar dentro de sua área e não na sala de aula. 

Portanto, os conhecimentos pedagógicos ficam deficientes, comprometendo inclusive a atuação dentro de sala de aula. 

Uma vez que o profissional não receberá a devida capacitação para atuar como professor.  

Quais as características de um bom professor de matemática? 

Não basta apenas saber fazer cálculos para se tornar um bom professor de matemática, uma vez que essa é uma disciplina temida por muitos alunos. 

Ou seja, o profissional deverá saber fazer o manejo adequado da classe, além de ser empático com os alunos, contribuindo para um processo de ensino aprendizagem muito mais produtivo. 

Veja a seguir algumas características que também fazer parte do perfil de um professor de matemática: 

Ter uma comunicação eficiente

Saber se comunicar envolve duas etapas importantes, ou seja, é preciso saber falar e também saber ouvir. 

Além disso, é preciso promover uma comunicação clara e objetiva para que os alunos realmente entendam os conhecimentos que estão sendo transmitidos. 

Ademais, é importante que o professor de matemática seja um bom ouvinte. 

Pois, os alunos precisam ter a liberdade de expressar suas dificuldades e inseguranças em relação à disciplina.  

Ter boa concentração

Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida desde a etapa da formação pedagógica matemática. 

Essa disciplina exige concentração para resolver os cálculos, bem como entender as fórmulas e aplicá-las nas resoluções das questões. 

No entanto, não podemos esquecer que no momento de correção das questões de exercícios e provas dos alunos, também é necessário ter boa concentração. 

Gostar de tecnologia

A matemática e a tecnologia são duas ciências que andam de mãos dadas. Portanto, se você quer ser um bom professor precisa apreciar essas duas disciplinas. 

Dominar as linguagens de programação ou mesmo gostar dessa área, ou ainda pelo menos ter conhecimentos básicos é fundamental para a construção da carreira de professor. 

Formação pedagógica em matemática: 5 dicas para se tornar um profissional de excelência

1. Estude sobre a atuação do profissional

Se você quer ser um professor de destaque comece estudando sobre as suas possibilidades de atuação no mercado. 

Embora a profissão seja bem específica para atuar em sala de aula, ela não se resume a isso. Ele é muito útil na elaboração de conteúdos didáticos realizados por editoras. 

Além disso, ele estará apto para trabalhar tanto na rede pública como privada e também nos cursos de formação profissional. 

O professor de matemática poderá trabalhar no ensino fundamental II com alunos de 11 a 15 anos e também no ensino médio. 

Sua atuação é fundamental no EJA- Educação de Jovens e Adultos, assim como nos cursos profissionalizantes. 

Portanto, ao conhecer as possibilidades, ficará mais fácil escolher em qual nível você deseja atuar. 

2. Trabalhe o auto conhecimento e desenvolva suas habilidades

Não há como negar que o professor de matemática apresenta um perfil típico da profissão. No entanto, isso não é uma informação limitadora. 

Pois, se você quiser se tornar um profissional da área pode exercitar o autoconhecimento e descobrir quais as habilidades precisa desenvolver. 

Para entender melhor sobre esse assunto vamos conhecer quais são as características que mais chamam a atenção. 

O professor de matemática tem bastante facilidade na argumentação, visto que precisa explicar conceitos complexos dentro da sua disciplina. 

Além disso, ele precisa ter o que conhecemos como domínio de classe, ou seja, precisa ser capaz de gerir suas turmas e tornar as aulas cada dia mais produtivas. 

Outra característica que também chama a atenção de um profissional é ser uma pessoa organizada na gestão de suas tarefas. 

O desenvolvimento do trabalho de um professor pode acontecer em diferentes espaços, ou seja, em escolas diferentes. 

Portanto, seu número de turmas pode variar, o que exige muita organização para dar conta de todas as informações sobre cada um dos alunos. 

Sendo assim, é importante que você se conheça para saber se tem as características necessárias. 

Se sim, basta apenas investir para que elas sejam cada vez melhores e contribua ativamente para o seu sucesso profissional. 

Se não, é importante que você comece agora a mudar seus hábitos rotineiros, se tornando uma pessoa mais organizada. 

3. Escolha uma boa instituição para fazer sua formação pedagógica em matemática

Se você já possui curso superior em bacharel ou tecnólogo poderá optar pela formação pedagógica em matemática. 

Essa é uma modalidade voltada para quem já possui nível superior, mas que deseja se tornar um professor de matemática. 

Para que você obtenha o sucesso que deseja ao exercer a sua função, é importante que a instituição escolhida seja de altíssimo padrão. 

Portanto, não deixe de verificar o tempo de atuação no mercado, quantos alunos já formaram e qual a nota de aprovação junto ao MEC. 

R2 Formação Pedagógica é uma instituição séria que há 10 anos atua de forma brilhante contribuindo com a formação de centenas de alunos. 

Nossa equipe pedagógica é formada por excelentes profissionais, inclusive por mestres e doutores que estão preparados para dar todo o apoio que o aluno precisa. 

4. Não pare de estudar 

Se você quer ocupar as melhores vagas e ser um profissional reconhecido, é fundamental que invista na formação continuada. 

Ou seja, mesmo concluindo a formação pedagógica em matemática, não deixe de fazer cursos livres, participar de feiras, eventos científicos com ênfase em matemática, simpósios e outros encontros da sua área de atuação. 

Dar monitorias também é uma oportunidade de melhorar seu currículo e intensificar seus conhecimentos, melhorando ainda mais sua capacidade profissional. 

5. Cuide de você

Por melhor que seja a sua atuação, ela só será brilhante por muito tempo se você aprender a dedicar tempo para as coisas que gosta de fazer. 

Muitos profissionais se envolvem em muitas atividades ou mesmo dois empregos em diferentes instituições, o que demanda uma carga maior de tempo. 

No entanto, embora seja uma forma de potencializar os ganhos financeiros, é fundamental gerir o tempo, para que os cuidados pessoais não sejam abandonados. 

O primeiro deles é o descanso. Negligenciar essa etapa pode trazer sérias consequências para a sua saúde.

Por isso, é importante que você organize sua agenda de tal forma que tenha um tempo destinado ao descanso. 

Além disso, não deixe de praticar alguma atividade física diariamente. Essa é uma forma de cuidar da sua saúde física e emocional. 

Escolha algum exercício que realmente goste de fazer, pode ser uma caminhada, atividade funcional orientada, musculação, andar de bicicleta ou qualquer outra. 

A prática diária contribui para melhorar a qualidade do sono, aliviar o estresse e a ansiedade, promover o relaxamento e o alívio das tensões. 

Sem falar que melhora a capacidade respiratória, fortalece os músculos e articulações, contribuindo para maior qualidade de vida. 

Conclusão

Certamente ao chegar até você pode ver que a formação pedagógica em matemática  é bastante promissora. 

Portanto, não perca mais tempo protelando o desejo de se tornar um professor na área. Entre em contato ainda hoje com a R2 e reserve sua matrícula. 

Além de todas as vantagens apresentadas no texto, com a R2 você poderá estudar na modalidade à distância. 

Dessa forma, você vai obter a formação desejada em menos tempo e com total comodidade. 

Pois, os horários são flexíveis e podem ser facilmente adaptados à sua rotina diária. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com aquelas pessoas que você sabe que gostariam de se formar em professores de matemática. 

ENTRE EM CONTATO

Gostou das dicas?
Torne-se o professor (a)!