Dicas

/

Dicas

p-e-l-programa-especial-de-licenciatura
P.E.L. Programa Especial de Licenciatura

Programa Especial de Licenciatura: Saiba neste artigo o que todos deveriam saber sobre o Programa Especial de Licenciatura P.E.L. Aproveite agora mesmo!

PEL: tudo que você precisa saber sobre o Programa Especial de Licenciatura

O Programa Especial de Licenciatura, conforme descrito na Resolução CNE/CEB 02/2019 refere-se à modalidade de formação pedagógica.

De tal forma que os futuros docentes, que já possuem bacharelado ou tecnólogo em áreas correlatas, adquirem a habilitação necessária para lecionar disciplinas dos ensinos médio e fundamental.

Como também da educação profissional em nível médio.

Portanto, é possível dizer que os cursos de formação pedagógica tem como finalidade preparar profissionais para suprir a deficiência em qualificação nas escolas.

Com base nisso elaboramos este artigo, a fim de esclarecer como funciona esse tipo de curso.

E quais requisitos para que os portadores de diploma de nível superior, possam se habilitar em determinada disciplina.

Confira!

Formação pedagógica: o que é e a quem se destina esse curso?

Para estar apto a ministrar aulas no ensino fundamental e médio, o portador de bacharelado ou tecnólogo, deve passar por um curso de formação pedagógica.

Isso porque, no Brasil, a licenciatura é um requisito fundamental para que uma pessoa possa dar aula na educação básica.

Assim sendo, o profissional conclui o curso com uma boa noção das práticas pedagógicas que devem ser aplicadas, para transmitir com eficiência o conhecimento para seus alunos.

Diferentemente dos cursos de bacharelado, em que a formação é mais ampla, possibilitando o profissional a atuar em diferentes áreas.

A licenciatura tem como foco transmitir a esses profissionais, as técnicas de ensino, bem como a melhor maneira para lidar com as crianças e adolescentes.

Em grande parte das instituições que oferecem a formação pedagógica, o período necessário para sua conclusão é de até 1 ano, mas na R2 esse tempo pode ser reduzido para 6 meses.

Entenda a diferença entre bacharelado e licenciatura

Como já foi dito, a pessoa que se torna um bacharel, está apto a atuar em diferentes áreas, como:

  • Empregado em uma empresa;
  • Investir em seu próprio negócio;
  • Seguir a carreira acadêmica como pesquisador.

Enquanto no bacharelado o aluno é conduzido ao conhecimento teórico da sua área, na licenciatura recebe habilitação para dar aula tanto em escolas públicas, quanto particulares.

Em outras palavras, além da teoria, o graduado tem acesso às disciplinas relacionadas às áreas de ensino e pedagogia, tais como:

  • Práticas pedagógicas;
  • Fundamentos da educação;
  • Metodologias de ensino;
  • Psicologia da educação;
  • Libras;
  • Didática;
  • Prática de estágio.

Por tudo isso, é muito comum que pessoas formadas em algum curso de bacharelado, tenham interesse em adquirir uma licenciatura, que pode acontecer de duas maneiras:

  • Segunda graduação: ou seja, vai fazer todo processo de novo, desde o vestibular até a formação, que normalmente acontece entre 4 e 5 anos.

Ou no caso de tecnólogo, que esse tempo diminui para no máximo dois anos e meio.

  • Formação pedagógica: seus estudos serão complementados, tendo como foco os conhecimentos pedagógicos.

Vale ressaltar que, depois de finalizar a segunda graduação, o aluno deve passar por um estágio supervisionado em alguma escola.

Já no caso de quem optar pela complementação de estudos, é preciso fazer um cadastro, que será analisado pela instituição de ensino escolhida.

Depois que o histórico universitário passar por essa análise, se aprovado, poderá matricular-se no curso desejado, sem a necessidade do processo de seleção.

Nesse caso, a formação pedagógica pode ser concluída a partir de 6 meses, e ainda, há a possibilidade de realizar os estudos à distância, no formato EAD.

A quem se destina o curso de formação pedagógica?

Antes de mais nada, é preciso saber que o Programa Especial de Licenciatura (PEL),  destina-se apenas a pessoas que já possuem um diploma de bacharelado ou tecnólogo.

Lembrando que a área de formação em que foi habilitado, não necessariamente deve estar relacionada com a disciplina escolhida, contudo que a instituição (Faculdade) aplicará na grade as disciplinas específicas da Licenciatura escolhida.

Ou seja, se você é Bacharel em Biologia, além da opção de realizar a formação pedagógica para licenciatura em Biologia, poderá escolher outra Licenciatura como por exemplo Química.

Por exemplo, se você fez bacharelado em Farmácia, em que a Química está presente em muitas matérias, é possível fazer a formação pedagógica nessa área ou em outra Licenciatura.

Quais as principais disciplinas trabalhadas no curso de formação pedagógica

A área escolhida pelo aluno para sua formação pedagógica é que vai definir a grade curricular do seu curso.

Assim sendo, dentre as muitas disciplinas do segmento da educação, a grade curricular deve considerar as necessidades do futuro docente, dentre as quais destacam-se:

  • Artes Visuais;
  • Ciência Biológicas;
  • Educação Física;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras (Espanhol, Inglês ou Português);
  • Matemática;
  • Química;
  • Sociologia.
  • Filosofia 

Quais as vantagens da formação pedagógica?

Como você viu no decorrer deste artigo, para lecionar não basta ter um curso de bacharelado ou tecnólogo.

Pois, apenas quem possui uma licenciatura, possui as condições favoráveis para atuar em sala de aula.

Portanto, se o profissional deseja lecionar ou aumentar suas chances de encontrar melhores oportunidades de trabalho, que exigem licenciatura, a formação pedagógica é ideal.

Veja mais algumas vantagens que essa modalidade de curso possui:

1 Mais rápida que a 2ª licenciatura

Conforme dito anteriormente, existem duas opções para o bacharel que deseja lecionar, sendo a 2ª licenciatura ou a formação pedagógica.

Embora as faculdades ofereçam a possibilidade de eliminar algumas disciplinas estudadas no curso em que o estudante já está graduado.

Dificilmente as matérias restantes dos próximos semestres poderão ser adiantadas, com isso a duração do curso pode durar mais tempo do que a complementação pedagógica.

2 Melhores oportunidades de trabalho

Certamente, quem realiza uma licenciatura ou formação pedagógica após ter feito um curso de bacharelado, procura ampliar suas possibilidades profissionais.

Diante da defasagem de professores qualificados nos ensinos médio e fundamental que o Brasil possui, as chances de empregabilidade para licenciados são bem maiores.

3 Pode ser usada em concursos públicos?

Por ser reconhecida pelo MEC, que concede  à formação pedagógica o mesmo grau de equivalência da Licenciatura Plena, essa modalidade é aceita em concursos públicos.

Logo, nada impede que uma pessoa que tenha o diploma com essa complementação venha assumir um cargo de professor em escolas públicas.

4 Permite o ensino à distância

Sem dúvidas esse é um dos benefícios mais relevantes para quem deseja incrementar seus estudos, mas não dispõe de muito tempo.

Desse modo, o aluno tem a oportunidade de desenvolver uma série de competências, por meio do ensino à distância (EAD).

Com isso, fica mais fácil conciliar as demais atividades da sua rotina, sejam elas pessoais ou profissionais, com seus estudos.

O que esperar do curso de formação pedagógica?

Agora que você já sabe que o (PEL) é exclusivo para pessoas com formação em bacharelado ou tecnólogo, deve conhecer mais algumas regras associadas a este tipo de curso:

  • Faz parte das atribuições da instituição de ensino responsável pelo curso, avaliar se a formação do bacharel está relacionada à disciplina pretendida;
  • A parte teórica e prática do curso devem equivaler à 540 horas, sendo que 300 delas devem ser a prática;
  • Universidades ou instituições de ensino superior que oferecem licenciatura da disciplina desejada, estão aptos a aderir ao PEL;
  • O diploma que o aluno recebe ao final do curso de complementação, equivale ao da Licenciatura Plena.

Por que escolher o curso de formação pedagógica da R2?

Com quase 10 anos de experiência, a R2 cumpre, desde o seu nascimento, pois o objetivo é colaborar com uma educação de qualidade para todos os seus alunos.

Dentre as muitas vantagens de estudar nesta instituição, podemos citar:

  • Exercer uma nova profissão de maneira dinâmica, rápida e com reconhecimento do MEC;
  • Com uma equipe qualificada e bem preparada, a R2 já formou mais de 8 mil professores, que estão atuando na rede pública e privada de ensino;
  • Possui parcerias com outras instituições de ensino, reconhecidas pelo Ministério da Educação;
  • Oferece excelente suporte para seus alunos, por meio aplicativos de mensagem instantânea, por telefone e tutoria especializada;
  • Interação com professores e alunos uma vez ao mês, fazendo uso do Google Met;
  • Disponibiliza um ebook interativo, bem ilustrado e de fácil leitura, que melhora o aprendizado do aluno;
  • Equipe de profissionais especializados, que possuem larga experiência em formar novos professores, seus futuros colegas de profissão;
  • Conteúdos adaptados para alunos portadores de necessidades especiais.

Após saber tudo que você precisa para dar início ao curso de formação pedagógica, só falta escolher qual disciplina pretende cursar, que podem ser:

  • Educação Especial;
  • Ciência da Religião;
  • Áreas técnicas;
  • Ciências Sociais, entre outras.

Conclusão

Definitivamente, o Programa Especial de Literatura, só tem a agregar ao seu currículo, melhorando seu conhecimento técnico e assim, melhorando suas oportunidades de trabalho.

No entanto, para que os resultados dos seus estudos sejam positivos, é fundamental escolher uma instituição de ensino de destaque no mercado em que atua.

Por isso, antes de se matricular para dar início a essa nova jornada da sua vida profissional, procure saber mais sobre a instituição em questão.

Certamente, vai chegar a conclusão que a R2 é a melhor alternativa para a sua formação pedagógica. Acesse o site e confira!

ENTRE EM CONTATO

Gostou das dicas?
Torne-se o professor (a)!